Blog do Professor César Renato


Depois de algum tempo inativo, e pela disposição e necessidade de estabelecer novamente um canal de comunicação com meus interlocutores externos, este blog volta ao ar.
Nele pretendo, dentro do possível, semanalmente discorrer sobre algumas questões que julgo importantes e que percorrem minhas comunidades em alguma medida, tanto no micro-espaço que me situo, quanto no macro-espaço social onde estamos todos.
Quem pretendo alcançar são aqueles que estou mais perto, como família, especialmente meus filhos, amigos, alunos e colegas em geral. Minhas colocações buscam alcançar meu ponto de vista sobre temas que acredito serem pertinentes a discussão.

quinta-feira, junho 12, 2014

Nem Black Bloc, nem Bloco Canarinho! Apenas um exercício de reflexão e de um direito!

Começou (12/06/2014) mais uma Copa do Mundo de Futebol. Evento internacional patrocinado pela FIFA. A "Copa da Copas"depois de 64 anos volta a acontecer no Brasil. Isso é bom! Para amantes do futebol; para os brasileiros que se emocionam com a prática do esporte Bretão, cuja cultura esta arraigada na população, dadas conquistas, histórias e envolvimento no ato de torcer; para grupos de amigos, famílias, colegas, que reúnem-se em torno da TV e divertem-se, extrapolando a simples prática da assistência de um evento do esporte, até limites da confraternização mais efervescente possível; para as crianças que integram sentimentos de alegria, vitória, união, amizade; para quem alia-se ao vencedor ...
Mas é bom pra quem mais?... Tenho refletido sobre isso, e analisado alguns acontecimentos em torno dessa copa e resolvi pensar e escrever sobre isso ... Por isso, e também no intuito pessoal de me manifestar com algumas insatisfações, resolvi NÃO assistir os jogos do Brasil nessa copa.
No momento dos jogos quero escrever o que penso a partir de três perspectivas, a econômica, a política e a cultural, e depois publicar nesse Blog, tanto para que eu possa consolidar minha reflexão, quanto para que as pessoas que se interessem nisso, possam interagir comigo no futuro.
Finalmente quero deixar claro que, gosto de futebol, de maneira as vezes exagerada, e continuo gostando apesar dessa minha decisão. Não estou torcendo contra o time do Brasil nessa Copa! Se em algum momento eu quiser mudar essa minha decisão, e passar a assistir os jogos, o farei com absoluta tranquilidade, isso é uma postura baseada no meu sentimento a respeito agora, que pode mudar em algum momento. Esse comportamento é apenas por uma decisão individual, que não pretende se estender mais do que essa dimensão. Não tenho o direito de julgar quem quer que seja, por assistir ou não aos jogos, e por isso não interpreto isso a partir de uma conotação crítica a qualquer comportamento.
NÃO estou confortável para assistir os jogos do Brasil e quero pensar e escrever sobre isso. É exclusivamente o exercício de um direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário