Blog do Professor César Renato


Depois de algum tempo inativo, e pela disposição e necessidade de estabelecer novamente um canal de comunicação com meus interlocutores externos, este blog volta ao ar.
Nele pretendo, dentro do possível, semanalmente discorrer sobre algumas questões que julgo importantes e que percorrem minhas comunidades em alguma medida, tanto no micro-espaço que me situo, quanto no macro-espaço social onde estamos todos.
Quem pretendo alcançar são aqueles que estou mais perto, como família, especialmente meus filhos, amigos, alunos e colegas em geral. Minhas colocações buscam alcançar meu ponto de vista sobre temas que acredito serem pertinentes a discussão.

quinta-feira, setembro 01, 2011

Movimento nas Universidades

Hoje, lendo sobre uma manifestação de estudantes na UEM em Maringá, me deu um sopro de esperança. Coincidentemente, na Unicentro em Irati, estamos vivenciando o processo eleitoral para a escolha de diretor de campus, assim como reitor, no âmbito da Universidade como um todo.
Tivemos um debate, veja, promovido pelo DCE que, tal como Maringá, se manifesta no sentido de construir ação na Universidade, coisa que andava meio rara por aqui.
Quanto ao processo político aqui na Unicentro, os ventos sopram bem, já que temos dois candidatos majoritários, o Edélcio e o Gilmar, com intenções importantes e construtivas. O primeiro bem mais preocupado com a gestão administrativa e o segundo com fundamentos que movem a Universidade como instituição na educação pública, gratuita e de qualidade, mas ambos com um pouco de todo o resto também.
Particularmente me posiciono a favor do Edélcio, dado a importância que devemos dar a este momento de nossa instituição, especialmente na estruturação de uma Universidade que não temos, preocupada com um planejamento de gestão consistente, com representatividade do campus Irati junto a Unicentro como instituição e especialmente na organização de um corpo de servidores e estudantes, que ocupe espaços hoje não ocupados e que passe a representar nossa instituição, tanto na comunidade interna, quanto externa.
Tenho pelo Gilmar uma estima pessoal, dado que se apresenta como um educador consciente das necessidades políticas e institucionais de nossa Universidade, e de quanto ela precisa amadurecer para continuar uma trajetória de crescimento, reconhecimento e valorização, e creio que ele ainda irá contribuir muito em outras instâncias. Nesse momento sinto que precisamos de um gestor mais preparado, mas que seja um pouco o que o Gilmar é na nossa Unicentro.
Finalmente, e voltando para os estudantes, reitero minha felicidade quanto a atitude de nosso DCE, que conduz uma discussão política e institucional, através do debate, a partir da base mais importante de uma instituição como a nossa, o estudante, objeto principal de todos nossos esforços.
Como professor da Unicentro, fico radiante com isso, dado que estudantes conscientes e militantes fazem o processo todo se movimentar com maior qualidade, mas quero como gestor de extensão, que estou atualmente, possa aproveitar essa maturação, para colher bons frutos na construção de um conhecimento efetivo e consistente para todos nós, dentro e fora dos muros da nossa Unicentro.